A pré-candidata a vereadora professora Elaine Alves em defesa da unidade dos precatórios destinados do FUNDEF - 60% do rateio para os professores e 40% para a manutenção da educação de Surubim.

sábado, 12 de setembro de 2020



A Professora Elaine Alves estudou no Colégio Nossa Senhora do Amparo, cursou Informática pela UNIBRATEC, é formada no curso de Pedagogia pela UPE com Especialização em Política e Gestão Educacional em Redes Públicas pela UFPE e dentre outros Pedagógicos e Cursos de Formação Técnica através do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Possui uma vasta experiência em Programas de Gestão Públicas, foi Diretora de Recursos Financeiros da Prefeitura de Santa Maria do Cambucá e, também,  Agente Financeiro de Contabilidade e Tesouraria na Secretaria de Finanças da Prefeitura Municipal de Surubim, foi Coordenadora Municipal do PNAIC - Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa, sendo este um  compromisso assumido pelos governos municipais, estaduais e federal desde 2012 com o objetivo de atender a Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que foi um trabalho colaborativo entre as esferas que se comprometeram com os direitos da aprendizagem das crianças, mantendo a compreensão da alfabetização como a base fundamental para a inclusão, equidade e a igualdade de oportunidades educativas para os alunos do nosso município. Trabalhou na Educação Infantil até o Fundamental 1 E 2 e Educação de Jovens e Adultos.

Com a experiência adquirida, decorrente da trajetória efetiva nas questões de projetos de gestão pública e sistema técnico da Secretaria Municipal de educação, fazendo diversos cursos pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e em outras plataformas educacionais), acompanhou assiduamente, desde sempre, as questões dos precatórios provenientes do FUNDEF, do município de Surubim.

Tendo em vista a repercussão negativa dos municípios que não realizaram os repasses para os professores, negando a verdadeira legalidade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério – FUNDEF, a Professora Elaine Alves se preocupou em acompanhar, desde o início, o andamento do processo do Município de Surubim para defender e garantir aos professores, sem subserviência a pensamentos contrários ao entendimento da luta e da aplicação adequada dos precatórios, sendo o percentual de 60% destinado para pagamento do rateio para os professores e 40% para investimos na Educação, reequipando, adequadamente, as escolas municipais, oferecendo aos profissionais da educação materiais de apoio pedagógicos e tecnológicos impulsionando a Educação de Surubim (Notebook, Tablet, Lousa Digital, Datashow, Internet e outros necessários).

No intuito de garantir expressamente o entendimento da atual gestão do município de Surubim, sobre o repasse dos precatórios para os professores, a Professora Elaine Alves compareceu à Audiência Pública que foi realizada no dia 30 de novembro de 2019, na FACAL de Limoeiro/PE, fazendo parte como membro da composição da Mesa, representando os professores de Surubim com autoridades presentes de vários municípios, bem como a presença do Exmo. Sr. Deputado Federal Fernando Rodolfo. No término da Audiência, fez o convite pessoalmente ao referido Deputado para comparecer ao Município de Surubim.

A Audiência Pública foi marcada e realizada no dia 10 de fevereiro de 2020, com a presença dos professores da Rede Municipal de Ensino do Município de Surubim e e cidades circunvizinhas. A atual gestão municipal foi convidada e não compareceu e também não enviou nenhum representante legal, onde foram tratados assuntos de grande relevância educacional. Mostrando desassociação à causa da garantia dos direitos dos 60% para os professores de Surubim. Foi nesse clima, na falta de diálogo, que a gestão municipal deu início ao ano de 2020, quanto à causa dos professores nessa Audiência Pública, registrada em Ata. 

Como a luta do Deputado Federal Fernando Rodolfo foi respaldada com fortes esforços para garantir a Aprovação da Lei na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. No dia 18 de agosto de 2020, ele comunicou em redes sociais a aprovação da Lei 1.581/2020 com a vitória dos professores. 
A Professora Elaine Alves também comemorou em uma transmissão ao vivo em sua página do Facebook Elaine Alves a aprovação da Lei 1.581/2020 em que foi garantido os direitos dos professores, sem precisar de lutar contra a vontade de gestores que não concordam com o entendimento que fora aprovado. 

Os professores do Município de Surubim aguardam os recursos para o ano de 2021 e, consequentemente, a defesa da garantia dos investimentos na melhoria do ensino-aprendizagem diante das tendências exigidas através das perspectivas pós COVID-19. Enquanto isso, a atual gestão do município de Surubim continua irredutível em dialogar com a categoria o pagamento dos retroativos e descontos salariais. “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido”. Sir Arthur Lewis





Últimas Postagens

Facebook

Visualizações de página