Pensar no dia do agricultor é relembrar parte de minha infância, onde passei os melhores momentos da minha vida, apesar das dificuldades, pegando na enxada, plantando, criando bezerros, cabras e galinhas. Aprendi muito com essa mulher forte e guerreira, que criou 9 filhos na roça, trabalhando de sol a sol. Além de plantar, sempre teve seus bichos para ajudar no sustento da família. Da cabra e da vaca tirava o leite pra ajudar na mistura, que era muito pouca.
No final do ano vendia porcos, galinhas, perus, carneiros e bodes. O valor apurado era para pagar dívidas, comprar uma “pareia” de roupa para cada filho e comprar um miúdo ou carne de boi pra ceia, já que não podia comprar sempre pois era muito caro. Ela me ensinou e ainda ensina muito. Essa mulher fantástica que muito me orgulha é minha mãe-avó. Me balançou nos braços e tomou conta de mim por mais de dois anos. Me deu minha primeira bodinha (cabra) e a enxada. Me dizia (e ainda diz) que tudo podemos quando acreditamos em Deus. Eu não posso parabenizar os agricultores sem fazer essa simples homenagem a minha vozinha Dona Dó, como é conhecida lá pelo sítio Jurema, mas seu nome de batismo é Josefa Ferreira do Nascimento. Sábia, acolhedora, com o coração do tamanho do mundo, mais sem deixar sua braveza de lado. Sua palavra é lei até hoje! Todas as vezes que me sinto perdido, sem rumo, recorro as minhas raízes, ao amor primeiro, a simplicidade de minha avó, ao lugar onde toda minha história começou. Hoje só posso agradecer a ela, e dizer muito obrigado Vó, pelo carinho e amor que sempre teve por mim, e por todos seus netos e bisnetos (são mais de 20 netos e 4 bisnetos).
Ser agricultor(a) é motivo para se orgulhar! Uma profissão dura, porém, gratificante. Cultivar a terra e vê sua plantação crescer, prover o sustento próprio e também contribui no sustento de outras famílias é de encher o peito de satisfação. E por essa e muitas outras razões, que parabenizo os agricultores e agricultoras pelo seu dia, na pessoa da minha amada Vozinha Dona Dó, minha linda mãe-avó. Te amo Vovó, feliz dia da senhora!