Tradicional missa do Vaqueiro de Surubim é celebrada neste domingo .

segunda-feira, 9 de setembro de 2019



A tradicional Missa do Vaqueiro de Surubim no agreste de Pernambuco , foi realizada neste domingo 08/09/2019, com muitas homenagens .A missa acontece sempre ao ar livre e lembra os rituais católicos. Algumas características tornam o evento único: no lugar da hóstia, os vaqueiros comungam com farinha de mandioca, rapadura e queijo. Outra curiosidade é que todos estão montados a cavalo e com seus principais acessórias da vida sertaneja.

A cerimônia religiosa aconteceu no vão livre do Parque J. Galdino ,área central da mais antiga vaquejada do Brasil, e que esse ano foram homenageados  os 18 parques de vaquejada de Surubim. São eles: Bruno da Sela Ranch, Parque José Guerra, Mandurí Parque Show, Parque Padre Cícero, Parque Cesar Filho, Parque e Haras Beira-Rio, Parque Esaú Guerra, Parque Haras Cabral, Parque Haras Silva Rego, Parque Haras Silvestre, Parque Haras Tiquinho, Parque J. Galdino, Parque Lula Leal, Parque Maria Elizabeth, Parque Noé Ranch, Parque SD Miranda, Parque Vovó Isaura, Parque Zito Barbosa. logo após a missa foi realizada também uma calvada, percorrendo os principais centro da cidade.

A Missa do Vaqueiro é realizada anualmente em todos os parques de vaquejada do Brasil e tem em suas origens uma história que foi consagrada na voz de Luiz Gonzaga: a de Raimundo Jacó, um vaqueiro habilidoso na arte de aboiar. Reza a lenda que seu canto atraía o gado, mas atraía também a inveja dos colegas de profissão, fato que culminou em sua morte, numa emboscada. O fiel companheiro do vaqueiro na aboiada, um cachorro, velou o corpo do dono dia e noite, até morrer de fome e sede.


Últimas Postagens

Facebook

Visualizações de página