Assembleia Legislativa presta homenagem ao Instituto de Câncer Infantil do Agreste

terça-feira, 17 de setembro de 2019


A Assembleia realizou, nesta segunda (16), uma Reunião Solene com o objetivo de homenagear o Instituto de Câncer Infantil do Agreste (ICIA), que completa 16 anos de fundação. A iniciativa foi deputado Delegado Erick Lessa (PP). A entidade, que se especializou no tratamento do câncer infantil, não tem fins lucrativos e funciona com a ajuda de colaboradores.

O Instituto tem sede em Caruaru e atende crianças e adolescentes carentes. Ele nasceu da decisão do médico Luiz Henrique Soares, que resolveu implantar em Pernambuco uma entidade similar à que havia conhecido no Rio Grande do Sul. A instituição foi inaugurada a partir da união de médicos, empresários, comerciantes e profissionais liberais para suprir uma grande demanda da região.

Além do atendimento oncopediátrico, o ICIA mantém serviços de odontologia, nutrição e quimioterapia. Para arrecadar recursos e disseminar informações sobre o câncer, o Instituto realiza campanhas como a Caminhada pela Vida, que ocorre desde 2004, e a Caravana Diagnóstico Precoce, que atinge todo o Interior do Estado.

“O papel de proporcionar atendimento médico digno e humanizado às crianças e aos adolescentes carentes portadores de câncer do Interior de Pernambuco é reconhecido pela Assembleia”, destacou o deputado Diogo Moraes (PSB), que presidiu a solenidade. Erick Lessa afirmou que a entidade é uma referência para a região. “Em 16 anos de atuação, o ICIA já contabiliza 64.634 atendimentos, tendo hoje 1.617 pacientes cadastrados. Esse trabalho não pode parar”, enfatizou.

Um dos sócios-fundadores do ICIA, o médico Luiz Henrique Soares recebeu da Assembleia uma placa comemorativa. No discurso de agradecimento, ele ressaltou estar muito feliz com o reconhecimento da Alepe. “É uma comprovação de que nosso trabalho é relevante e está mudando a vida de muitas pessoas”, frisou. O atual presidente da instituição, médico Antônio Romão, também agradeceu a iniciativa da Casa.

Durante a reunião, um dos voluntários do ICIA, Hélder Alcântara, fez uma apresentação musical. O deputado Erick Lessa também reverenciou personalidades de Caruaru, que receberam placas de argila confeccionadas por artesãos do Alto do Moura. Entre os homenageados estavam o bispo do município, Dom Bernardino Marchió; os diretores das rádios Cultura e Liberdade, Júnior Almeida e Ivan Feitosa, respectivamente; os diretores das TVs Jornal e Asa Branca, Dilson Oliveira e José Jaime; além dos sócios-fundadores do Instituto de Câncer Infantil do Agreste.
Últimas Postagens

Facebook

Visualizações de página