Consórcio Nordeste realiza Assembleia Geral para avançar propostas

quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Teve início às 14h50 dessa quarta-feira (21), a Assembléia Geral do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. O evento ocorre em Teresina no Blue Tree Hotel, reúne 7 dos 9 governadores da região, além de 2 vice-governadores.

O encontro visa avançar na construção de um plano comum de desenvolvimento para a região, abrangendo todas as áreas inerentes à administração pública.


O governador Wellington Dias abriu o evento enaltecendo a importância dessa discussão, que fortalece pautas de interesse do Piauí. “Existem particularidades de cada estado. Mas se olharmos as pautas prioritárias do nordeste, veremos as grandes pautas do Piauí. Trabalhar isoladamente é positivo, mas coletivamente tem efeito muito maior” explicou Dias.

O Consórcio Nordeste se prepara para uma agenda internacional no mês de novembro, quando deve manter encontros institucionais e empresariais, em 4 países da Europa (Alemanha, França, Itália e Espanha). A ideia é apresentar uma região composta por 55 milhões de consumidores, que guarda grandes oportunidades de negócios. Será elaborado um projeto com interesses coletivos e individuais de cada estado, afim de buscar investimentos em áreas como conectividade, saúde, educação, saneamento, infraestrutura, turismo e meio-ambiente.

“Na segunda quinzena de novembro nos apresentaremos juntos a investidores europeus que desejem olhar oportunidades de negócios aqui. Estaremos nos reunindo com as embaixadas respectivas, entregando portifólios das áreas de interesse e aguardar encontros institucional e empresarial” ponderou o presidente do consórcio, governador da Bahia, Rui Costa.

Estão presentes à assembleia os governadores Wellington Dias (Piauí); Rui Costa (Bahia); Flávio Dino (Maranhão); Camilo Santana (Ceará); Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); Belivaldo Chagas Silva (Sergipe); João Azevedo (Paraíba); Luciano Barbosa (vice-governador de Alagoas); Luciana Santos (vice-governadora de Pernambuco); Regina Sousa (vice-governadora do Piauí). Participaram da abertura dos trabalhos o prefeito de Teresina, Firmino Filho; presidente da Assembléia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho; Deolindo Moura, representando a Câmara de Vereadores de Teresina; desembargador Sebastião Ribeiro Martins, presidente do Tribunal de Justiça do Piauí.

A discussão entre os governadores prossegue durante a tarde. Às 19h30 deve ser assinada e divulgada a Carta de Teresina, contendo um resumo dos encaminhamentos acordados na assembléia.

Por Tiago Melo da Ascom do Governo do Piauí
Últimas Postagens

Facebook

Visualizações de página