Secretária estadual de Infraestrutura visita obras nas cidades de Custódia, Afogados da Ingazeira e Ingazeira, no Sertão

sábado, 27 de julho de 2019


Dando continuidade ao cronograma de vistoria nos municípios do Sertão do Estado, a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, visitou, nesta sexta-feira (26/7), a cidade de Custódia. A gestora visitou a implantação de Sistema Adutor para a região, a partir do Reservatório de Moxotó. Estão sendo investidos R$ 31 milhões na obra, que beneficiará 40 mil moradores da localidade.

“A primeira ordem de serviço dada pelo governador no início de janeiro foi a do Sistema Adutor de Custódia. A nossa meta é concluir essa obra até dezembro e, após esse período, fazer o teste de operação para estabelecer o fornecimento da água no período de três meses. Tudo isso vai trazer uma mudança na qualidade de vida da população, além de impactar no desenvolvimento econômico da região”, afirma a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista.

O Sistema Adutor vai aproveitar a captação no canal construído na saída do Reservatório de Moxotó, que é da Transposição do Rio São Francisco, e a estrutura da Estação Elevatória da Adutora do Moxotó. Todo o Sistema Adutor será constituído por tubos de ferro fundido, sendo implantado às margens da BR-232 até a sede do município.

Na quinta-feira (25/7), a gestora visitou os municípios de Afogados da Ingazeira e Ingazeira. Além do Sistema de Reuso de Água que transforma, por meio do tratamento biológico, o esgoto em água boa para a irrigação do Estádio Valdemar Viana, o “Vianão”, vistoriou a barragem de Brotas.

Durante a agenda também entrou em pauta a discussão da viabilidade de um convênio para apoiar o abastecimento rural efetivo dentro de cada comunidade na cidade de Afogados da Ingazeira. “A agenda no Sertão tem sido muito positiva. Podemos verificar todas as ações de infraestrutura, seja na questão da água ou das rodovias, e ainda receber os pleitos das prefeituras”, ressalta a secretária. Em parceria com a gestão municipal de Afogados da Ingazeira, será viabilizado um convênio para a duplicação da entrada de acesso à cidade.

No município de Ingazeira, a gestora foi na obra do sistema de abastecimento de água do distrito de Santa Rosa, que é uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a prefeitura municipal. O investimento é de um milhão de reais. A previsão é que o serviço seja concluído nos próximos três meses e, com a inauguração do sistema, mais de mil moradores da localidade sejam beneficiados com água nas torneiras.
Últimas Postagens

Facebook

Visualizações de página