Surdos poderão enviar ao Senado vídeos com sugestões de projetos gravadas em Libras

quinta-feira, 23 de maio de 2019


O Senado receberá, a partir desta quinta-feira (23), vídeos com sugestões de projetos gravadas em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) por pessoas surdas. As propostas serão publicadas no portal e-Cidadania, que já recebem sugestões por escrito. Se receberem 20 mil apoios de internautas, serão encaminhadas para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). As que tiverem parecer favorável do relator passarão a tramitar como projetos de lei. O anúncio foi feito no início da tarde pelo senador Chico Rodrigues (DEM-RR), que presidia a sessão do Plenário.

— O Senado é o primeiro órgão do Brasil a receber mensagens de portadores de deficiência auditiva expressas em Libras, mantendo a diretriz de sempre valorizar a opinião e a participação dos cidadãos na atividade legislativa. Gostaria de fazer esse registro, mostrando a importância que o [presidente do Senado] senador Davi Alcolumbre dá a essas iniciativas que só vêm engrandecer essa Casa — disse Chico Rodrigues.

Segundo o coordenador do Programa e-Cidadania, Alisson Bruno de Queiroz, é preciso apenas enviar ao Senado o link do vídeo publicado no YouTube, Instagram, Facebook ou Twitter, sem necessidade de uma hashtag específica.

— Ele posta o vídeo na rede social, copia o link e cola no formulário da Ideia Legislativa, no lugar onde ele colocaria o texto da sugestão — explica Alisson.

O vídeo, então, é enviado para os intérpretes de Libra. A sugestão é transformada em texto e publicada para poder receber apoio de qualquer pessoa. O prazo entre o recebimento do vídeo e a publicação da ideia será entre cinco e dez dias, avalia o coordenador.

Uma série de vídeos foi produzida pela TV Senado com explicações sobre como gravar o vídeo, como publicá-lo nas redes sociais, como funciona o Ideia Legislativa e como enviar a sugestão. Os tutoriais, publicados no Portal e-Cidadania, podem ser vistos aqui.
Últimas Postagens

Facebook

Visualizações de página