Paulo Dutra convida para ato em defesa de universidades e institutos federais

segunda-feira, 13 de maio de 2019


O corte de mais de R$ 2 bilhões no financiamento de universidades e institutos federais de todo o País foi abordado, nesta segunda (13), pelo deputado Professor Paulo Dutra (PSB). Em discurso na Reunião Plenária, ele convidou os colegas a participarem de manifestação contra a medida a ocorrer nesta quarta (15), no Centro do Recife. O ato será em frente ao Ginásio Pernambucano, na Rua da Aurora.

“Venho fazer uma convocação a todas e todos que vêem a educação como o caminho mais viável para construção de um país mais forte e livre das mazelas sociais que ainda nos assolam”, afirmou. “Será uma grande mobilização em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Vamos elevar democraticamente nossa voz contra o iminente sucateamento de nossas universidades e institutos federais de educação.”

O parlamentar se disse “totalmente contrário aos bloqueios orçamentários e à forma irresponsável com que a educação vem sendo tratada pelo Governo Federal”. “Exigimos que o corte seja revogado e que o Governo assuma o compromisso regulamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que garante o financiamento das instituições públicas.” O tema contou com o apoio da deputada Teresa Leitão (PT), que discursou em seguida na tribuna: “Quero me associar a essa convocação. Estarei lá presente”.

Dutra ainda anunciou realização de audiência pública na Alepe, no próximo dia 31 de maio, para debater a situação dessas instituições em Pernambuco. “Vamos, junto com deputado Isaltino Nascimento (PSB) e com os reitores das universidades e institutos federais do Estado, buscar entender o que os cortes significarão no dia a dia, assim como encontrar soluções para a reversão desse quadro”, avisou.

O socialista ainda registrou o aniversário de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, que completou 37 anos de emancipação política nesta segunda. “Temos muito carinho por essa cidade que escolhemos para residir”, pontuou. “Que possa evoluir em suas políticas públicas de educação, saúde, e segurança, também na economia e na infraestrutura, para ser um lugar melhor para se viver.”

Últimas Postagens

Facebook

Visualizações de página