Dia Mundial do Rim será celebrado com ações preventivas e educativas

quarta-feira, 13 de março de 2019


Todos os anos, a segunda quinta-feira do mês de março é a data de celebração do Dia Mundial do Rim. Neste ano, as ações serão realizadas amanhã (14). A DRC (Doença Renal Crônica) é a 6ª causa de morte de maior crescimento no mundo. A progressão do quadro clínico é lenta e silenciosa. No Brasil, estima-se que 12 milhões de pessoas tenham alguma doença renal - índice com crescimento de 8% ao ano de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Em Caruaru, o Hospital Santa Efigênia (HSE) preparou uma programação para este dia. Pela manhã, às 9h, os pacientes e acompanhantes serão recepcionados com um café da manhã. A equipe elaborou um jogo educativo para tirar as dúvidas sobre o tratamento de hemodiálise e a prevenção de doenças renais. Na parte da tarde, às 16h, haverá uma palestra na unidade com o tema “Saúde do Rim para Todos”.

Atualmente, o HSE conta com uma equipe composta por 11 profissionais, sendo três médicos: Dra. Wilna Lola, Dr. Oscar Capistrano e Dr. Ricardo Maranhão (responsável técnico), a enfermeira Andréia Lígia (responsável técnica) e sete técnicos de enfermagem. Hoje, a unidade oferece um serviço de nefrologia com equipe própria, com suporte as terapias de hemodiálise 24h para os casos de urgência, realizando cerca de 300 sessões por mês e 750 avaliações nefrológicas intra-hospitalar. No último mês o hospital passou a ofertar consultas nefrológicas à toda a população de Caruaru.
Últimas Postagens

Facebook

Visualizações de página