Paraíba é o único Estado a apresentar crescimento do varejo em dezembro

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019


A Paraíba, governada pelo PSB pela terceira vez consecutiva, foi o único Estado que apresentou crescimento no volume de vendas do varejo no mês de dezembro em relação ao mês anterior. No acumulado do ano passado, o setor paraibano registrou a terceira maior taxa de crescimento do Nordeste. Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve expansão de 2,2% do volume de vendas em 2018. No Nordeste, o Estado da Paraíba (2,2%) só perde para Rio Grande do Norte (6,8%) e Maranhão (5,9%) em crescimento. A média do país apresentou alta de 2,3%.

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, o volume de vendas do varejo de dezembro em relação ao mês anterior na Paraíba apresentou a única taxa de crescimento do país (0,4%) entre as 27 unidades da federação, incluindo o Distrito Federal. Além do país, que registrou uma queda de 2,3% nesse indicador, os demais 26 Estados e DF registraram retração em dezembro sobre novembro como Acre (-12,9%) e Amapá (11,9%).

Varejo ampliado – Os dados da pesquisa do varejo ampliado da Paraíba, que incluem os segmentos de veículos, peças e materiais de construção, mostraram recuperação mais forte no ano passado no acumulado de 12 meses com alta de 3,9%. Três das oito atividades do varejo exerceram o maior impacto no comércio varejista em 2018: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo seguidos por outros artigos de uso pessoal e doméstico e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos. Por outro lado, combustíveis e lubrificantes exerceu o maior impacto negativo.

Já no comércio varejista ampliado, o bom desempenho de 2018 foi influenciado, principalmente, pela atividade de veículos, motos, partes e peças. Contudo, com o desemprego ainda elevado, a economia brasileira tem mostrado um ritmo de recuperação ainda lento no setor do comércio que depende de maior dinamismo do mercado de trabalho para apresentar índices positivos.

Com informações do Governo da Paraíba
Últimas Postagens

Facebook

Visualizações de página