João Paulo quer valorização da Casa de Pernambuco em Portugal

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019


A importância da Casa de Pernambuco, abrigada no campus da Universidade do Porto, em Portugal, foi destacada pelo deputado João Paulo (PCdoB), em pronunciamento nesta quinta (14). Ele solicitou a realização de uma reunião conjunta entre as Comissões de Educação, Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais para discutir medidas de valorização da entidade.

Com o objetivo de estreitar as relações entre o Estado e Portugal, a Casa de Pernambuco foi criada em 1992, por meio de parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura do Recife, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Câmara do Porto, a Universidade do Porto e o Instituto Pernambuco-Porto. “Desde que eu deixei a Prefeitura do Recife, e Jarbas Vasconcelos saiu do Governo, o projeto está parado. Espero que esta Casa tenha a iniciativa de reparar isso”, declarou.

O parlamentar ressaltou a atuação dele no projeto quando foi prefeito: “Tivemos uma preocupação com o desenvolvimento local, a cultura, a saúde, a geração de emprego e renda, mas não perdemos a perspectiva das relações internacionais, porque hoje, com o mundo totalmente globalizado, precisa-se cada vez mais de parcerias”. Também pontuou a necessidade de valorizar a Casa de Pernambuco agora, “com o crescimento da população de brasileiros residentes em Portugal”.Dia do Brega – Também no Pequeno Expediente, o deputado Wanderson Florêncio (PSC) registrou a iniciativa cultural do mandato dele na Câmara Municipal do Recife ao instituir o Dia do Brega ( Lei Municipal nº 18.474/2018) no Calendário Oficial de Eventos da cidade. A data é celebrada nesta quinta, mesmo dia de nascimento do cantor Reginaldo Rossi. “Foi no Recife onde se iniciou a cultura da música brega, que deixou de ser simplesmente um ritmo musical e passou a ser um movimento popular”, observou. A Assembleia também instituiu, nessa mesma data, o Dia Estadual da Música Brega.
Últimas Postagens

Facebook

Visualizações de página