Após redução de índices de violência em Santa Maria do Cambucá, delegado é aclamado pela população

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019



Santa Maria vive um novo momento com a redução drástica da criminalidade que insistia em amedrontar e espalhar o pânico na zona urbana e nos sítios desta que um dia tinha sido “uma pacata cidade”. A situação estava tão complicada que já a denominavam de terra sem lei, um verdadeiro “Fara-oeste”.

Na última década, tinha havido o aumento drástico de vários tipos de crimes, entre eles: roubos, furtos, violência contra a mulher, tráfico de drogas e homicídio. A população se esforçava em permanecer residindo aqui, no entanto, muitos com medo dos criminosos e temendo sua própria vida e a dos familiares foram obrigadas a abandonar seus lares para viver em outras cidades. O comércio também passou a sofrer com as constantes investidas desses criminosos.

O pior, infelizmente, estava por vir, comércio fechando as portas, o desemprego aumentando e Santa Maria do Cambucá ganhando manchete nos jornais como a cidade do crime. A cidade amargou um recorde avassalador de 14 (quatorze) homicídios no ano de 2017. Vale ressaltar que esses homicídios foram praticados na sua maioria por grupos de extermínio.

Mas o início de 2018 reservava, felizmente, um novo cenário para Santa Maria bem diferente. Depois da chegada do reforço policial composto de investigadores e do delegado Dr. Pedro Henrique, em meados de fevereiro do citado ano, a (des)segurança em Santa Maria tomaria um novo norte. Essa equipe de jovens policiais chefiada pelo talentoso delegado Pedro Henrique, logo demonstrara louváveis habilidades para combater o crime que imperava em Santa Maria e em suas partes limítrofes com o estado vizinho, a Paraíba.

Dessa forma, Dr. Pedro aproveitando as novas técnicas de investigação, somadas a aparelhagem tecnológica avançada do IC (Instituto de Criminalística) e do IML (Instituto de Medicina Legal), inclusive com treinamentos aprimorados que tiveram na Academia de Polícia Civil, colocara em prática um ambicioso plano de redução dos crimes que insistiam em tirar a paz e a tranqüilidade da população de Santa Maria. Mais do que isso, traça metas a serem alcançadas e junto com sua equipe se reveza dia e noite à procura de “desbaratar” essas quadrilhas e grupos de extermínio. Sem dia ou hora para o descanso, o combate ao crime torna-se uma obsessão, uma razão de impor a lei e a presença do estado. Esses guerreiros desafiaram a lei do tempo e com menos de 1 (um) ano lograram êxito, com resultados surpreendentes e inéditos.

A redução foi sentida em várias frentes, com a diminuição de furtos, roubos e tráfico de entorpecentes. Mas fora principalmente nos homicídios quando da redução de 14 (ano de 2017) para (03) homicídios em 2018, totalizando 80%, uma queda frenética para o período. O resultado espetacular na redução dos mais variados crimes credencia o delegado Pedro Henrique e sua equipe para nossos desafios, maiores e mais complexos. Santa Maria passa por um recomeço na sua forma de viver, tranquilamente e em paz. As pessoas aos poucos começam a sentir confiança na polícia e têm a nítida percepção do que está acontecendo, a segurança voltou.

Últimas Postagens

Facebook

Visualizações de página