Novo sistema de abastecimento do distrito de Cabanas, em Cachoeirinha, fica pronto em janeiro

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018





Os moradores do  distrito de Cabanas, zona rural do município de Cachoeirinha, no Agreste, vão iniciar o ano de 2019 com água de qualidade nas torneiras.  Em janeiro, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa)  estará  testando o novo sistema de abastecimento da localidade concebido para operar com águas da Transposição do Rio São Francisco. A obra, que irá beneficiar 800 famílias, é uma derivação da Adutora do Agreste entre Belo Jardim e Tacaimbó, partindo da BR 232 em direção ao distrito.

Já foram implantados  nove quilômetros de adutora  de um total de dez previstos. Além disso, o sistema possui seis quilômetros de rede de distribuição, que já foi assentada,  com capacidade para transportar cinco litros de água, por segundo. A obra é uma parceria entre a Compesa e a Prefeitura de Cachoeirinha, que  colabora com o envio de máquinas para as escavações e  também participa da retirada de materiais, a exemplo de pedras e paralelepípedos.

A iniciativa, segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, é mais um compromisso assumido pelo governador Paulo Câmara para levar água para localidades de pequeno porte. “O governador sempre diz que o valor social de uma obra de saneamento independe se ela é grande ou pequena. O benefício para o povo é o mesmo”, afirmou.

No momento, os técnicos da Compesa estão  trabalhando no ponto de interligação entre as adutoras, uma das etapas finais do empreendimento. “Restam poucos ajustes, assim que a obra de interligação das adutoras for concluída e a água na adutora do agreste tiver passando nesse trecho teremos condições de iniciar os teste para atender os moradores do distrito com a água do Velho Chico,”, afirmou o  gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Augusto Dantas.

Para o prefeito de Cachoeirinha, Ivaldo de Almeida,  a Compesa  está realizando uma das obras mais importantes para o município, uma iniciativa esperada há mais de 50 anos pela população do distrito de Cabanas. “Registramos a nossa satisfação em apoiar  essa  ação, que é também a dos moradores  de Cabanas  por mais uma ação do Governo de Pernambuco em nossa cidade, realizada por meio  da Compesa”, concluiu o prefeito.

Atualmente, Cabanas é atendida por um sistema de abastecimento alimentado  por poços. “A Compesa chega ao distrito com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população e fazer com que ela seja abastecida de forma satisfatória durante todo o ano”, finaliza Roberto Tavares.
Últimas Postagens

Facebook

Visualizações de página