Outubro Rosa: Legislativo pernambucano se engaja no combate ao câncer de mama

sexta-feira, 19 de outubro de 2018


Até o fim deste mês, as fachadas do Edifício Miguel Arraes de Alencar, sede da Assembleia Legislativa, e do Museu Palácio Joaquim Nabuco ficam iluminadas na cor rosa, simbolizando a participação da Alepe na campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Esse tipo de tumor é o segundo mais comum na população feminina mundial e brasileira, depois do câncer de pele não melanoma.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2018 o Brasil deve contabilizar 59.700 novos casos em mulheres. A estimativa para Pernambuco é de 2.680 novas ocorrências para o mesmo período. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos pacientes, o que aumenta as chances de cura.

São recomendadas a observação, autopalpação das mamas e a mamografia, exame realizado em mulheres sem sinais e sintomas da doença, na faixa etária em que haja um balanço favorável entre os benefícios e riscos do uso da radiação nesse tipo de diagnóstico.

Desde 2008, o Legislativo pernambucano está engajado no movimento internacional criado nos Estados Unidos e que tem o laço rosa como símbolo da luta contra o câncer de mama. A iniciativa é da Mesa Diretora da Casa, coordenada pela Superintendência de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo.
Últimas Postagens

Facebook

Visualizações de página