Em Pernambuco, cidadãos poderão pagar painel solar com conta de luz

terça-feira, 30 de outubro de 2018


Em Pernambuco, ficou mais fácil gerar a própria energia com painéis fotovoltaicos. O governador Paulo Câmara (PSB) anunciou, na última semana, a expansão do programa PE Solar, iniciativa pioneira no país que incentiva a implantação de pequenas usinas para geração de energia solar. Agora, consumidores residenciais também serão beneficiados com o programa, antes ofertado a micro, pequenas e médias empresas. Segundo Câmara, o objetivo é consolidar Pernambuco como um estado gerador de energia limpa, além de tornar o setor mais sustentável e competitivo. O programa oferece oportunidade a mais para as pessoas produzirem a própria energia, permite que elas economizem na conta de luz, e incentiva a geração de energia limpa, beneficiando o meio ambiente.

“Apostamos muito em energias renováveis. Queremos que as experiências com a produção de energia solar se multipliquem para que possamos ter um Estado cada vez mais equilibrado e focado no futuro. Seremos incansáveis para que o desenvolvimento econômico sustentável prevaleça”, afirma o governador. Para instalar as placas solares, o consumidor deve firmar um contrato com empresas credenciadas. A instalação pode ser financiada em até 60 meses, graças a uma parceria firmada entre essas empresas, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e o Governo.

A Celpe é responsável também por arrecadar as parcelas de financiamento a serem pagas pelo consumidor nas próprias contas de energia. Caso haja excessos na produção de energia pelo sistema gerador individual, essa sobra é transformada em créditos para contas futuras. O cliente que desejar aderir ao programa solicita um projeto junto às empresas credenciadas. Elas são 19 no total e estão listadas no site oficial do programa (energia.pe.gov.br).
Últimas Postagens

Facebook

Visualizações de página