Sesc ler surubim mostra de teatro e circo

domingo, 25 de março de 2018


De 22 a 27 de março, o Sesc Ler Surubim promove uma Mostra de Teatro e Circo para lembrar o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo.A ação faz parte, também, das comemorações dos 15 anos de existência da unidade e traz o tema “Cultura, Política e Resistência”, que será abordado a partir das expressões culturais. O projeto será oferecido de forma gratuita, por meio de apresentações, debates e formações para o público.

 Na quinta-feira (22), às 15h30, aconteceu a abertura da Mostra na Escola Estadual Maria Cecília. No local, foi realizada uma mesa redonda com a participação da artista Odília Nunes e dos grupos Proscênio e Galpão das Artes. O momento foi mediado por Eduardo D’Amorim e Silvana Sabino.

A programação desta sexta-feira (23) tem início às 10h, na Feira Livre de Surubim, com a intervenção cultural “Ester”. A apresentação será realizada por Odília Nunes, da cidade de Ingazeira, e poderá ser acompanhada por todos que estiverem na feira. A partir das 15h30, na ETE, acontecerá o espetáculo “Ópera D’água”, apresentado pelo Grupo Proscênio, do Sesc Ler Surubim, que existe há cerca de 10 anos. Às 20h, a Praça Dídimo Carneiro receberá o espetáculo “Pa (IDEIA) – Pedagogia da Libertação”, de autoria do Coletivo Grão Comum e Gota Serena, de Recife.

 No sábado (24), o público poderá apreciar a programação de espetáculos teatrais na Praça Dídimo Carneiro. Às 16h, a artista Odília Nunes irá apresentar a obra “DecripolouTotepou”. Em seguida, às 20h, o Grupo Proscênio se apresenta ao público com o espetáculo “ABOIO – Toada Ligeira pra Surubim”. No domingo (25), a partir das 16h, a criançada poderá curtir a Peça Infantil que será oferecida pelo Sesc na Praça Dídimo Carneiro. Mais tarde, às 20h, o Grupo Proscênio se apresentará na sede da Associação Cultural Uiraçaba com a obra “Ópera D’água”.

 No dia seguinte, segunda-feira (26), a programação fica por conta do Centro de Criação Galpão das Artes. Às 16h, será exibido o espetáculo “A História de um Barquinho”, na Escola Municipal Antônio Leal Filho. Já a partir das 20h, na sede da Associação Cultural Uiraçaba, acontecerá a apresentação da obra “O Peru do Cão Coxo”.No último dia do evento (27), às 19h, o público e os grupos que integraram a programação se encontrarão na Avenida São Sebastião para participar de um cortejo com o Boi Surubim e Boizinho em direção à Bodega – Cumê Nordestino. Lá, a partir das 20h, será realizado um sarau, com recitais, performances, solos, apresentação musical e Jam session.



De acordo com Igor Batista, professor de artes do Sesc Ler Surubim, a Mostra é uma oportunidade para integrar a cultura local com outras cidades do estado, promovendo o crescimento do espaço das artes cênicas na região. “A parceria com as escolas e associações é de suma importância para aproximarmos os artistas locais dos artistas convidados. A proposta é descentralizar as ações de teatro, formando plateia e contribuindo na formação de todos que participarão da nossa mostra.”

Cultura – O Dia Mundial do Teatro é comemorado no dia 27 de março em homenagem às artes cênicas, que se manifestam desde a pré-história. A data foi estabelecida pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI), em 1961, devido à inauguração do Teatro das Nações, em Paris.O objetivo deste dia é promover a aproximação dos movimentos teatrais do seu público, com programações gratuitas e diferenciadas em diversos países.

 Artes Cênicas no Sesc - As artes cênicas do Programa Cultura do Sesc Pernambuco trabalham com as linguagens do Circo, da Dança e do Teatro, com apresentações artísticas e atividades formativas que promovem a fruição, a experimentação, a difusão e a discussão estética e crítica das artes de expressão da cena, a partir do ponto de vista da criação artística e da formação de públicos. Cada unidade executiva desenvolve uma gama de ações autônomas em intercurso com as diretrizes do Departamento Nacional e do Regional frente às cidades e seus artistas.

 Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.


Serviço: Dia Mundial do Teatro – Mostra de Teatro

Entrada gratuita

Informações: (81) 3634-5280


Sexta-feira (23/03)

10h: Intervenção “Ester”

Realização: Odília Nunes

Local: Feira Livre de Surubim



15h30: Espetáculo “Ópera D’água”

Realização: Grupo Proscênio

Local: Escola Técnica Estadual Antônio Farias (ETE)



20h: Espetáculo “Pa (IDEIA) – Pedagogia da Libertação”

Realização: Coletivo Grão Comum e Gota Serena

Local: Praça Dídimo Carneiro



Sábado (24/03)

16h: Espetáculo “DecripolouTotepou”

Realização: Odília Nunes

Local: Praça Dídimo Carneiro



20h: Espetáculo “ABOIO – Toada Ligeira pra Surubim”

Realização: Grupo Proscênio

Local: Praça Dídimo Carneiro



Domingo (25/03)

16h: Espetáculo “Peça Infantil”

Local: Praça Dídimo Carneiro



20h: Espetáculo “Ópera D’água”

Realização: Grupo Proscênio

Local: Sede da Associação Cultural Uiraçaba



Segunda-feira (26/03)

16h: Espetáculo “A História de um Barquinho”

Realização: Centro de Criação Galpão das Artes

Local: Escola Municipal Antônio Leal Filho



20h: Espetáculo “O Peru do Cão Coxo”

Realização: Centro de Criação Galpão das Artes

Local: Sede da Associação Cultural Uiraçaba



Terça-feira (27/03)

19h: Cortejo com o Boi Surubim, Boizinho e os grupos participantes

Local: Avenida São Sebastião



20h: Sarau (recital, performances, solos, apresentação musical e Jam session)

Local: Bodega – Cumê Nordestino
Últimas Postagens

Facebook

Visualizações de página