Governo de Pernambuco lança primeira edição de programa de bolsas para ensino superior

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018


O Governo de Pernambuco lançou a primeira edição do programa de acesso ao ensino superior PE no Campus. Serão oferecidas mil bolsas de estudos aos estudantes que obtiveram as melhores notas na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE). O primeiro eixo de atuação do programa consiste em mobilizar e preparar os estudantes para que participem do Enem e do SSA. O segundo oferece apoio financeiro, com bolsas de estudos, aos alunos de baixa renda da Rede Estadual que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior. O lançamento do programa foi na última sexta-feira (12).

O governador Paulo Câmara (PSB) destaca que um levantamento feito nas escolas apontou que menos de 50% dos alunos da rede pública estadual se inscrevem no Enem e no Seriado da UPE por falta da condições financeiras de se manterem nos dois primeiros anos do início do curso universitário. “O programa quer dar oportunidade a esses alunos. Queremos uma maior presença dos estudantes de escola pública estadual nas universidades de todo o país. Serão mil bolsas a cada ano, até termos 100% dos nossos alunos da rede matriculados em universidades”, afirmou.

Como critérios para concorrer ao PE no Campus, o aluno deve ter cursado todo o ensino médio na Rede Pública Estadual e ter concluído, no máximo, há cinco anos, ser atendido pelo Programa Bolsa Família ou possuir renda familiar menor que dois salários mínimos, além de morar a uma distância igual ou superior a 50 Km da universidade onde foi aprovado. Nessa primeira edição, serão distribuídas 900 bolsas para os classificados pelo Enem e 100 para os classificados pelo SSA. O valor da bolsa dos selecionados no PE no Campus será de R$ 950,00 no primeiro ano e R$ 400,00 no segundo ano, que ajudará nos gastos com o curso, moradia, alimentação e transporte.

Os candidatos que desejam participar da seleção devem se inscrever pelo site da Secretaria de Educação de Pernambuco (www.educacao.pe.gov.br), de 19 a 24 de janeiro e acompanhar todo o processo nesse mesmo portal. A divulgação da lista preliminar dos estudantes será no dia 25 de janeiro. O resultado final e a convocação daqueles que iniciarão aulas na universidade no 1º semestre deste ano será em 19 de fevereiro.

Assessoria de Comunicação/PSB Nacional com informações do Governo de Pernambuco
Últimas Postagens

Visualizações de página

Facebook