Prefeita assina decreto para criação do Comitê de Segurança em Caruaru

quinta-feira, 4 de maio de 2017


A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, assinou na manhã desta quinta-feira (4) os decretos que criam o Comitê de Segurança e efetiva os conselhos nos bairros e na zona rural da cidade. Farão parte do Comitê várias secretarias, em parceria com orgãos de segurança existentes atualmente.

O secretário de Ordem Pública, Luís Aureliano, destacou a importância dos decretos para atuar no combate à violência no município. "Vamos ter um comitê de segurança e os conselhos dos bairros e da zona rural. Quanto chegamos aqui sabíamos bem a realidade. Precisamos entender que hoje vivemos um momento delicado sobre a violência. O papel do município é contribuir com os governos do estado e federal na prevenção dos crimes. Vamos criar metas e um modelo de monitoramento", disse.

A prefeita ressaltou que a iniciativa vai deixar claro qual o papel da gestão municipal no combate à violência. Segundo ela, só a unidade vai ser possível para reverter o grave quadro em que o município se encontra. Ainda de acordo com Raquel, o plano municipal de segurança vai ser lançado a partir da junção de ideias com os principais agentes de combate à violência.

"Sempre falei na campanha que ninguém faz nada sozinho. E essa composição de combate à criminalidade vai ser uma prova disso. Estarmos sentados no mesmo fórum e a partir de uma mesa permanente de trabalho é um excelente começo, e temos a certeza que a cada mês vamos fazer essa junção de ideias. Ouvimos a polícia e já temos a definição de qual local começar o 'Ilumina Caruaru' com a instalação das lâmpadas de led. Vamos unir as forças para sair dessa situação", enfatizou.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), Pedro Miranda, destacou que é preciso a união de todos para que a sensação de insegurança diminua. "A gestão acerta quando cria esse comitê, mas e necessário que ações sociais sejam realizadas nas comunidades de maior vulnerabilidade", afirmou.

Pierre Souto Maior, que é juiz da Vara Criminal de Caruaru, ressaltou que o momento atual é grave, já que a grande quantidade de assaltos chama atenção. Para ele, a criação do comitê pode ser uma ação para criar algo diferente no combate à violência. Na noite desta quinta será oficializado o primeiro conselho no bairro de Santa Rosa, e o plano municipal de segurança será lançado no dia 6 de junho.

Fonte;G1
Últimas Postagens

Facebook

Visualizações de página