Assembleia lembra aniversário do Partido Comunista do Brasil

segunda-feira, 3 de abril de 2017



Os 95 anos do Partido Comunista do Brasil – considerado o mais antigo do País – foram comemorados, nesta segunda (3), com uma Reunião Solene na Assembleia Legislativa. O deputado Waldemar Borges (PSB) foi o responsável pela proposição da homenagem.

A agremiação iniciou as atividades em 25 de março de 1922, com a sigla PCB, congregando várias tendências de esquerda. Em 1962, adotou a sigla PCdoB. Os comunistas ficaram na clandestinidade por 60 anos, em diversos momentos históricos do País, a exemplo do Estado Novo (1937-1945) e do regime militar (1964-1985).

Nos últimos anos, a legenda elegeu diversos filiados para prefeito, vereador, deputado estadual e federal. Em Pernambuco, o PCdoB administrou o município de Olinda entre os anos de 2001 e 2016. Atualmente, a bancada comunista na Câmara dos Deputados, em Brasília, é formada por 12 parlamentares, entre os quais a pernambucana Luciana Santos, presidente nacional do partido.

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) coordenou a Reunião Solene. Ele lembrou que “o PCdoB vem reafirmando sua convicção na democracia como alicerce indispensável para o Brasil tornar-se uma nação cada vez mais próspera e soberana”.

Segundo Waldemar Borges, não se pode falar da história política do País sem destacar o papel desempenhado pelos comunistas. “O partido se manteve ao lado das causas populares e na luta pela melhoria da qualidade de vida da população”, frisou. A artista plástica Tereza Costa Rêgo recebeu da Alepe uma placa comemorativa por sua história no PCdoB. Ela não pôde comparecer e foi representada pela neta, Cristiane Lomonaco.

Luciana Santos agradeceu a homenagem do Legislativo Estadual, observando que, apesar de ser o partido mais antigo, o PCdoB é também o mais contemporâneo porque nunca deixou de se preocupar com o futuro do País. “Graciliano Ramos, Jorge Amado e Oscar Niemeyer foram alguns dos filiados célebres da legenda”, ressaltou. Também participou da cerimônia o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, integrante do partido.
Últimas Postagens

Visualizações de página

Facebook