Qualidade no atendimento ao público é foco de minicurso no Hospital de Trauma de João Pessoa

sábado, 25 de março de 2017



O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena realizou um minicurso com a equipe das recepções com o tema “Qualidade no atendimento ao público”, ministrado pelo Doutor em administração, Wagner Soares. O curso, composto por aulas expositivas, simulações e dinâmicas de grupo, foi dividido em três dias e encerrado nessa sexta-feira (24).
Durante a formação foram abordados tópicos como o contexto geral da saúde no Brasil, o processo de comunicação, a satisfação do usuário, a necessidade de ouvir com atenção e de uma boa apresentação pessoal. “Esse tipo de capacitação é ainda mais importante no ambiente hospitalar, pois as recepções lidam com pessoas que estão emocionalmente abaladas durante o atendimento e isso exige que o atendente esteja bem preparado para gerenciar suas emoções e prestar um serviço digno e eficaz, para solucionar os problemas”, explicou Wagner.
A Coordenadora das Recepções, Silene Marrocos, explicou que o intuito dessa iniciativa é possibilitar que os funcionários aperfeiçoem seu serviço cada vez mais, para que possam realizar um trabalho humanizado no atendimento das recepções junto ao público.
Sandra Carolina Gomes trabalha na recepção administrativa e afirmou que o curso foi muito proveitoso, pois proporcionou um grande aprendizado e esclareceu algumas dúvidas. “Agradeço ao Hospital por ter promovido esse momento e espero poder aplicar na prática o que aprendi aqui”, ressaltou.
Já o colaborador da recepção do bloco cirúrgico, Hércules de Castro, destaca que a dinâmica adotada pelo professor facilitou a compreensão do conteúdo, que é essencial para a qualificação dos profissionais. “Já fiz esse curso há algum tempo, mas essa foi uma oportunidade para reciclar os conhecimentos e assim melhorar o atendimento”, destacou.
As recepções – a equipe é composta por 49 recepcionistas, nove telefonistas, nove agentes administrativos, uma psicopedagoga e uma coordenadora. Esses colaboradores estão distribuídos entre o guarda-volumes, a telefonia, a parte administrativa do setor e nas recepções: principal; administrativa; do Centro de Imagens; do Bloco Cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva.
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