TV Câmara apresenta documentário sobre Miguel Arraes nesta sexta-feira (31)

quinta-feira, 30 de março de 2017


A TV Câmara apresentará nesta sexta-feira (31) um documentário que conta como o ex-presidente do PSB Miguel Arraes de Alencar, um dos principais líderes da esquerda brasileira, se tornou um dos mais aguerridos inimigos do golpe cívico-militar deflagrado em março de 1964. O programa irá ao ar às 21h30 e estará disponível no canal da TV (www.camara.leg.br/tv).

Intitulado “Miguel Arraes – Origem do Líder”, o filme retrata os primeiros anos da vida pública do cearense que foi prefeito do Recife, governador de Pernambuco por três mandatos, deputado estadual e federal e chegou a ser cotado para presidente da República.

A educação precária no Recife, no fim dos anos 1950, é retratada no documentário. Quando foi eleito prefeito da cidade, 75% das crianças estavam fora da escola. A urgência em reverter a calamidade educacional no município gerou o Movimento de Cultura Popular e a grande corrente de alfabetização liderada pelo educador Paulo Freire.

Eleito governador três anos depois, Arraes liderou o Acordo do Campo, que obrigou usineiros a garantir e respeitar os direitos básicos trabalhistas dos canavieiros da Zona da Mata. A situação conflituosa do campo colocou o estado entre os principais centros de ebulição social do país. Arraes enfrentou resistências poderosas: proprietários conservadores, políticos que haviam perdido espaço e a política externa norte americana, mas também alguns integrantes das Ligas Camponesas, influenciados pela Revolução Cubana.

Cearense de origem, Pai Arraia, como era conhecido entre os mais humildes, teve sua vida pública marcada pelo compromisso com a redução das desigualdades sociais, a melhora das condições de vida no campo, a educação de qualidade e a luta em defesa da democracia brasileira. Advogado e economista, se estivesse vivo, teria completado 100 anos em dezembro de 2016.

Com direção e roteiro de Luiz Felipe Matos e produção executiva de Getsemane Silva, o documentário traz depoimentos de cientistas políticos e jornalistas sobre as iniciativas sociais criadas e implantadas por Miguel Arraes durante seus mandatos.


Últimas Postagens

Visualizações de página

Facebook