No Dia Mundial da Água, Arena de Pernambuco é referência em termos de sustentabilidade

quarta-feira, 22 de março de 2017



A preocupação com os recursos hídricos é uma das marcas registradas da Arena de Pernambuco. O empreendimento conta com sistemas modernos de aproveitamento de água da chuva, reaproveitamento de água da drenagem do gramado e reuso de esgoto tratado. Em uma data tão importante quanto o Dia Mundial da Água, a Arena de Pernambuco ratifica uma preocupação constante com este fator.

Objetivando sempre o uso consciente da água, a Arena de Pernambuco possui uma estrutura eficiente para que o máximo possível deste bem seja reaproveitado. A água da chuva é coletada por calhas localizadas na cobertura e fechamento lateral da Arena, sendo utilizada nos banheiros e na irrigação do gramado.

Após seu uso na irrigação do gramado, a água segue sendo reutilizada. A mesma passa por tratamento, que consiste em peneiramento e filtração para remoção dos sólidos em suspensão. Após isso, a água está apta novamente para nova irrigação no gramado, em um processo que se denomina “ciclo fechado”. Então determinada quantidade de água coletada da chuva é utilizada várias vezes, acarretando assim em economia e uso consciente deste bem tão importante.

Já o reuso do esgoto gerado pelos vestiários é encaminhado para uma Estação de Tratamento de Efluentes, onde passa por um tratamento biológico e cloração no final, sendo também reutilizado posteriormente no gramado e nos mictórios e bacias sanitárias dos banheiros. Essas ações chegam a consumir aproximadamente 600m³ de água, gerando uma economia de até 70% no uso de água potável.

"O uso consciente de água é um dos pontos fundamentais que fizeram a Arena de Pernambuco obter o selo LEED, emitido pelo Green Building Council, às construções e empreendimentos sustentáveis", explica o Secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras”. Este é o selo de maior reconhecimento internacional em termos de certificação ambiental e atesta que as obras executadas e a operação da Arena de Pernambuco foram e são realizadas em alinhamento com os princípios do desenvolvimento sustentável.

Últimas Postagens

Facebook

Visualizações de página