Agreste recebe representantes do Consulado Americano

quarta-feira, 22 de março de 2017



Diante do momento de transição política que os EUA passam com a vitória do empresário Donald John Trump, que assumiu em janeiro de 2017 a presidência dos Estados Unidos e com o restante do mundo de olho nos passos que serão tomados pelo republicano, o Curso de Relações Internacionais da Asces-Unita promoveu evento com a participação de representantes do Consulado Americano. A equipe visitou Caruaru, no Agreste de Pernambuco, para encontro inédito no Centro Universitário Tabosa de Almeida. Na plateia, estudantes das graduações e convidados participaram da atividade nesse início de semestre acadêmico.

Participaram do evento, o Cônsul Geral dos EUA no Recife, Richard Reiter, o Vice-Cônsul, Christian Olsen, e a Cônsul para Assuntos Econômicos e Políticos, Paloma Hernandez, esclareceram e tiraram dúvidas sobre processos para aquisição do visto norte-americano por parte de brasileiros, a carreira diplomática e as perspectivas de cooperação na era Trump.

O Cônsul Geral dos EUA destacou que ficou feliz em poder compartilhar sua experiência diplomática pelo mundo com o público universitário. “Nós não conhecemos muito bem Caruaru, nosso consulado fica sediado em Recife e infelizmente é raro vir à região Agreste, porém percebi que temos interesses e compromissos com os assuntos que envolvem as relações internacionais e isso é superimportante, ficamos empolgados em conversar com o público. Percebemos pelas perguntas que existe muito interesse não só pelos Estados Unidos, sobre a relação bilateral, mas também sobre o mundo e nossa experiência quanto diplomata nos permite isso, fiquei muito feliz em compartilhar com todos”, comentou.

O coordenador do curso de Relações Internacionais da Asces-Unita, o professor Marconi Aurélio e Silva, destacou a relevância da visita para a Instituição e o município de Caruaru. “O Consulado Geral dos EUA no Recife é a representação diplomática mais antiga daquele país nas Américas, em funcionamento há 202 anos. É desnecessário dizer que os EUA representam a mais rica e influente nação da atualidade no âmbito global. Além de ter relevância econômica, cultural e política, enquanto articulador entre a região Nordeste do Brasil e o governo e as empresas norte-americanas, o Consulado é responsável pela emissão de vistos e demais serviços consulares”, disse o professor.

Para Silva, esse encontro traz boas perspectivas para estreitar o diálogo e a cooperação no âmbito da diplomacia acadêmica e cultural. “Para Caruaru, certamente, nosso objetivo será o de conectar sempre mais a cidade com o que há de mais importante e atual no cenário internacional, ampliando-lhe as oportunidades para além das fronteiras nacionais”, comentou.

Durante a palestra o público presente teve a oportunidade de tirar dúvidas sobre o trabalho de um diplomata pelo mundo, do Consulado Americano no Brasil, da política de imigração, conflitos e autorização do visto para turista, estudante, negócio e outros.

O ex-aluno do curso de Relações Internacionais da Asces-Unita, Everton de Arruda Alves, disse que essa iniciativa e a troca de conhecimento com esses representantes do Consulado Americano foi de muita importância para a região.

“A vinda do consulado americano no Recife à Caruaru, sobretudo a Asces-Unita, demonstra que a cidade possui potencialidade para a internacionalização de sua economia e possibilitando a aproximação da população da cidade com o ambiente externo, na qual pôde retirar suas dúvidas sobre os Estados Unidos. O ponto mais alto foi a explanação sobre a forma de admissão à carreira diplomática naquele país, mostrando possuir procedimentos mais simples na formação de diplomatas em comparação ao Brasil, como também, os diversos projetos socioambientais desenvolvidos na região Nordeste em parceria com os EUA”, disse o jovem.

Ainda para o primeiro semestre de 2017, a Asces-Unita reunirá representantes das Nações Unidas (ONU) no Brasil para formalizar acordo de cooperação que beneficiará projetos no interior de Pernambuco.

Fonte;G1

Últimas Postagens

Visualizações de página

Facebook