Temer vai fazer “megaleilão” do pré-sal, alerta Humberto

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

O líder do PT no Senado, Humberto Costa criticou duramente a mais recente decisão do Governo Temer, em fazer um “megaleilão” dos campos do pré-sal. “Infelizmente, ele vai entregar todo o nosso patrimônio. O lucro da exploração do pré-sal deveria ser uma exclusividade nossa. Os recursos seriam para investir em Saúde e Educação. Mas, agora, esse presidente golpista está dando as nossas riquezas para multinacionais do petróleo”.

O direito de exploração dos campos do pré-sal será apresentado, ainda em fevereiro, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).O ministro de Minas e Energia, o pernambucano, Fernando Coelho Filho (PSB), afirmou que o objetivo do Governo Federal é atrair grandes empresas do setor, como a ExxonMobil, realizando um “megaleilão” já em fevereiro, algo que estava previsto apenas para 2018. O ministro socialista disse ainda que Temer deve marcar a licitação dessa exploração do pré-sal já para novembro de 2017.

“É um absurdo o que esse presidente não eleito está fazendo com o nosso País. Estamos vivendo um verdadeiro caos econômico, social e político. Estamos perdendo, dia após dia, as nossas riquezas e arrochando a população mais humilde. Os recursos oriundos da exploração do pré-sal seria de grande ajuda para áreas sociais fundamentais”, lastimou o senador petista.

O governo prevê que o leilão seja realizado sem a exigência de conteúdo local, deixando a indústria naval e do petróleo em dificuldade ainda maior. Em maio, a União fará um leilão de áreas exploratórias em terra (onshore); em junho, serão leiloadas aquelas no entorno de quatro blocos já em operação no pré-sal (Carcará, Sapinhoá, Tartaruga Verde e Gato no Mato, todas na Bacia de Santos) e, em setembro, haverá a 14.ª rodada de blocos marítimos, mas no pós-sal (mais próximos da superfície, mas alguns também em águas profundas).

“Essa é uma das consequências do golpe sórdido. Até agora, não vimos melhorar em nada a nossa economia. Todas as medidas tomadas pelo Temer golpista só trouxeram consequências desastrosas para os brasileiros. E os que mais sofrem são os mais humildes que precisam do apoio do governo para sobreviver. É muito triste vivenciar esse momento”, afirmou Humberto Costa.
Últimas Postagens

Visualizações de página

Facebook