Congresso Mariano Diocesano será realizado em Gravatá

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Neste ano de 2017 a igreja comemora o Ano Mariano Nacional, que celebra os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (1717) e os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima (1917). Por isso, entre os dias 17 e 19 de fevereiro a Diocese de Caruaru irá realizar o Congresso Mariano Diocesano, no município de Gravatá.

Serão três dias para celebrar e aprofundar mais sobre os temas marianos, buscando vivenciar o evangelho, através das ações de Maria. Na programação terão caminhadas, procissões, ofícios e celebrações eucarísticas voltadas para devoção da santa mãe de Deus. Além disso, serão realizadas palestras sobre o tema com os padres João Carlos de Almeida (padre Joãozinho SCJ), autor de livros e CDs sobre temas marianos e Fábio José de Farias Leite SDB, mestre em Teologia pelo Instituto Marianum (Roma).

Os participantes terão direito a material de participação, e todas as refeições do sábado (18). O congresso inicia às 17h da sexta-feira (17), e encerra ao meio dia do domingo (19). Para mais informações, o telefone da Cúria Diocesana de Caruaru é o (81) 3721-1510. Para hospedagem, alguns residentes abrirão suas portas para acolher os participantes, mas as vagas são limitadas, por isso, é preciso entrar em contato com o padre da sua paróquia e manifestar o desejo em participar do congresso.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Local: Instituto Nossa Senhora de Lourdes
Av. Joaquim Didier, 197 – Centro – Gravatá – PE

Sexta 17 de fevereiro
18h: Saída das caminhadas simultâneas saindo da Igreja Matriz das Graças com a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida e da Comunidade Canção Nova com a imagem de Nossa Senhora de Fátima.
19h: Encontro das procissões na Praça Rodolfo de Morais no centro de Gravatá, saudação de Dom Bernardino Marchiò, bispo diocesano de Caruaru e presidente do Congresso Mariano, acolhida aos congressistas e caminhada em direção à Quadra do Instituto Nossa Senhora de Lourdes (Salesianas).
19h30min: Celebração de Abertura presidida por Dom Bernardino Marchió, Bispo Diocesano de Caruaru e presidente do Congresso Mariano
20h: Palestras de abertura:
“O que significa Ano Mariano Nacional?”: Pe. Joãozinho, SCJ
“Quais os objetivos de um Congresso Mariano?” – Pe. Fábio José de Farias Leite
21h: Apresentações Culturais

Sábado 18 de fevereiro
8h: Acolhida – Credenciamento
9h: Santa Missa
10h:  Palestras:
“Lumen Gentium – Cap. VIII – Maria no mistério de Cristo e da Igreja” (Pe. Fábio José de Farias Leite)
“Aparecida – A mensagem para o Brasil a partir das reflexões do Papa à CNBB na JMJ (Pe. Joãozinho, SCJ)
14h: Palestra: Propostas para a Ação evangelizadora no Ano Mariano (Pe. Zenilson Tibúrcio da Silva, coordenador diocesano de pastoral)
14h45min: Distribuição dos congressistas pelas oficinas
15h-17h: Oficinas (Clique aqui para ver as oficinas)
19h: Caminhada Luminosa em direção ao Cruzeiro com meditação do Terço – Consagração da Diocese à Nossa Senhora – Festa do Povo com a animação do Pe. Joãozinho SCJ.

Domingo 19 de fevereiro – Encontrão Mariano
8h: Oração Mariana – Ofício de Nossa Senhora (com explicação inicial)- Acolhida
9h: Palestras:
“Os Dogmas Marianos” (Pe. Joãozinho, SCJ)
“As devoções marianas e os desvios da espiritualidade mariana” (Pe. Fábio José de Farias Leite) “Síntese das Propostas para o Ano Mariano na Diocese” (Pe. Zenilson Tibúrcio da Silva)
12h: Missa de Encerramento presidida pelo bispo de Caruaru e presidente do Congresso Mariano e concelebrada pelo clero da Diocese de Caruaru.
Últimas Postagens

Facebook

Visualizações de página