Pernambuco sedia Fórum Regional dos gestores ligados a Agricultura Familiar

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017


A secretaria de Agricultura e Reforma Agrária traz para Pernambuco o 8º Fórum Regional dos Gestores Estaduais responsáveis pelas políticas de apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e Minas Gerais. O encontro acontecerá na primeira quinzena de março garantindo a permanente discussão, reflexão e articulação política e técnica para o fortalecimento da agricultura familiar na área de abrangência do fórum.

Criado em 2015, numa articulação do secretário de Agricultura, Nilton Mota, e dos demais secretários do Nordeste e de Minas Gerais, o Fórum contou com a participação efetiva de Pernambuco nos sete encontros realizados em Fortaleza, João Pessoa, Minas Gerais, São Luiz, Piauí, Sergipe e Bahia. Os debates têm avançado conjuntamente em assistência técnica, recursos hídricos, acesso a crédito e inclusão produtiva, temas que estão na pauta sociedade civil organizada e entidades ligadas à terra.

Ano passado, Pernambuco reuniu os gestores que integram o Fórum em dois momentos. Na Sudene foram discutidos a aplicação de recursos em obras hídricas e um programa de forragem para o Nordeste. O segundo encontro discutiu novas ruralidades e acesso ao crédito.

"O Estado desempenha um papel importante no fórum e no ajuste de alguns programas. A partir do debate sobre pobreza rural chegamos ao FIDA, que está aportando 45 milhões de dólares na construção e realização de um programa para a Zona da Mata e Agreste voltado a produção de alimentos e conservação e recuperação de nascentes e matas ciliares", pontuou o secretário Nilton Mota, defendendo que, atuando conjuntamente, os estados se fortalecem na promoção do desenvolvimento rural. 
Últimas Postagens

Visualizações de página

Facebook