Em Surubim: Quem está por baixo sempre vai querer esconder que a estrutura está desabando

quinta-feira, 8 de setembro de 2016


A Exata Consultoria, Avaliações e Pesquisa é um dos maiores institutos de credibilidade do pais, foi fundada em 1996. Atuando em todo o país, a empresa está estabelecida em Resende - RJ e é composta por profissionais formados em Economia, Administração, Engenharia e Estatística, com elevado nível técnico, acadêmico e mercadológico. Após a pesquisa ser anunciada em Surubim, como sempre o lado que está enfraquecido, vai questionar pontos, teve até radialista, o qual é vinculado a administração atual, que questionou a credibilidade da empresa, acredito que ele se lembrou do salário que recebe como escritor na gestão, que pode acabar, ou seu superior deve ter pisado no pé, forçando a dizer de fato o que ele sabe (  Ana Célia lidera nas Pesquisas em Surubim) .A empresa citada é um instituto  de grande prestigio, não tem vinculação com nenhum partido, devido suas finalidades são mostrar pontos positivos e negativos e onde se pode melhorar. Sempre será assim, quem está na frente, não tem medo de registrar no TRE uma pesquisa e publicar nas ruas, agora quem  está  por baixo vai querer esconder, que a estrutura está fundida.

As pesquisas de intenção de voto são um dos tipos mais conhecidos de levantamentos estatísticos feitos com a população. Apenas as pesquisas do Censo do IBGE podem se comparar as pesquisas eleitorais em termos de importância e nível de inserção na mídia. Mesmo assim, muitas pessoas (inclusive políticos e assessores políticos) não sabem como funciona esta modalidade de pesquisa que é tão importante para o marketing político e para os órgãos de mídia.Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, as pesquisas eleitorais não acontecem apenas no período eleitoral. Órgãos de mídia e grupos políticos fazem periodicamente levantamentos sobre popularidade de governantes e candidatos. Claro que na época eleitoral o número de pesquisas políticas aumenta. Em alguns lugares chegam a ser feitas diariamente. Mas aí fica a pergunta: como são feitos estes levantamentos para que não haja distorções nos resultados?

O primeiro passo da pesquisa eleitoral é definir os objetivos operacionais. Algumas pesquisas servem para ver intenção de voto, outras estão focadas na rejeição de candidatos. O tipo de cargo também influencia em como vai ser feita a pesquisa. Nesta hora se define também como fica a ordem dos candidatos na planilha.Uma das partes mais importantes em uma pesquisa de intenção de voto é definir os critérios que tornam a pesquisa válida. Define-se uma proporção das pessoas que podem votar através de critérios como sexo, idade, renda e escolaridade são alguns dos que são utilizados quem vai responder as pesquisas. A parte da definição da amostragem precisa ser feito com muito critério, já que alguns perfis tendem a votar em certos candidatos, e não podem em hipótese alguma serem enviesados. Um bom instituto de pesquisas conta muito para um bom resultado.

Passada esta parte e já definida quantas pessoas vão responder as pesquisas, chegamos na hora da apuração de dados. Nesta hora, os entrevistadores verificam se as pessoas se encaixam nos critérios para responder as perguntas através de questões gerais como idade e renda, que servem como filtro. As últimas perguntas são em relação as intenções de voto.Não existe um número único e “cabalístico” de pessoas que se precisa entrevistar para uma pesquisa para presidente, o tamanho amostral varia de acordo com o tamanho da população e precisão estatística que se pretende atingir . A última parte da pesquisa é a apuração dos dados. A partir daí, chega-se às conclusões em relação à opinião das pessoas nas pesquisas eleitorais.Todo este processo resulta em informações para o público, mídia e políticos. E pode ter certeza que são informações muito valiosas.
Últimas Postagens

Facebook

Visualizações de página