Capiba ganhará museu em sua cidade natal Surubim

sábado, 2 de julho de 2016

O compositor Capiba, falecido em 1997, vai ganhar um museu em sua homenagem em Surubim, onde nasceu. Neste domingo (3), às 15h, o prefeito da cidade Túlio José Vieira irá doar um terreno para a Associação Cultural Capiba, que está à frente da iniciativa. O evento será realizado na Escola Estadual Severino Farias e contará com a presença dos maestros Duda, Ademir Araújo, Edson Rodrigues, Guedes Peixoto e Clóvis Pereira.

“Esse espaço é importante porque ele vai guardar todo o acervo de Capiba. Os turistas poderão conhecer mais sobre o artista, assim como os estudantes da cidade”, lista o prefeito, ao afirmar que, de acordo com o projeto, o poder público municipal deve colaborar com a manutenção do espaço depois de pronto. A Associação Cultural Capiba é presidida por Zezita Barbosa, que é a viúva do compositor e tem em posse todo o acervo do músico, guardado em sua casa, em Surubim.

“Conseguir o terreno foi o primeiro momento. O segundo é entrar em contato com os órgãos federais para ver se a gente consegue por em prática um projeto arquitetônico que respeite esse arquivo. Se a gente atingir esses objetivos, vamos dar uma lição para Pernambuco inteiro. Imagina que a obra de Nelson Ferreira não tem um lugar certo, está tudo espalhado, por exemplo”, comenta Fernando Guerra, secretário da Associação, que pretende começar a construção do espaço no ano que vem.

O museu deve receber mais de 5 mil itens, entre livros, partituras, instrumentos musicais com os quais Capiba compunha, troféus e até pinturas que o músico fazia por lazer. “As pessoas passariam a ter uma autoestima, passariam a conviver com um lugar que valoriza um dos filhos mais importantes da cidade”, observa Fernando.

Neste domingo (3), o evento no terreno que será concedido para o museu contará com uma pequena viagem pelo universo musical de compositor. As atrações serão o Duo Clariando, Onze Cordas, Geraldo Maia, o trio Três das Américas e um grupo formado por alunos da Escola de Música Capiba. O Bloco Lírico Folguedos de Surubim encerrará a festa.

Fonte :Folhape.com.br

Últimas Postagens

Facebook

Visualizações de página