Sesc Surubim realiza segunda edição do projeto Conexões Culturais

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Nos próximos dias 16 e 17 deste mês, alunos de seis escolas da cidade de Surubim, no Agreste de Pernambuco, vão ter a chance de unir dança, cultura e educação na segunda edição do projeto Conexões Culturais, desenvolvido pelo Sesc. Este ano, o evento será realizado no auditório da Escola Severino Farias, localizada no Centro, a partir das 19h30. A entrada é gratuita e aberta ao público da cidade.

                Para realizar o projeto, o Sesc convidou quatro coreógrafos conhecidos da cidade pelos seus trabalhos em dança contemporânea e popular. Eles foram nas escolas, entre elas quatro pública e duas particulares, para recrutar as turmas participantes e começaram a desenvolver as coreografias do espetáculo a partir da temática “As Inteligências Múltiplas”, que fazem parte das teorias do psicólogo americano Howard Gardner, também professor da Universidade de Harvard.

O tema escolhido neste ano é para desenvolver nos estudantes as noções de linguagem, através das teorias de inteligência linguística, musical, lógica, matemática, visual/espacial, corporal, interpessoal, intrapessoal, naturalista e existencialista, idealizadas pelo professor Gardner. Os figurinos foram desenvolvidos pelas próprias escolas.

                “A ideia é levar a educação e arte para além da sala de aula. Escolhemos seis escolas que já tinham grupos de danças formados, mas que não tinham coreógrafo. Então o Sesc entrou com a parceria para o projeto”, conta Avaci Xavier, supervisor de cultura do Sesc. As instituições de ensino são: Colégio Marista Pio XII, Colégio Nossa Senhora do Amparo, Escola Maria Cecília Barbosa Leal, Escola Ana Faustina, Escola Oliveiros de Andrade e a Escola Severino Farias. Todos os grupos, formados por estudantes entre 13 e 15 anos, começaram a ensaiar no último mês de julho. O Sesc também convidou o grupo de dança Street Family, de Surubim.

                Após a realização do evento, todos os grupos de dança se apresentarão em cada escola, para que todas a unidades de ensino recebam o projeto e para que outros estudantes se interessem pelo fascinante mundo da dança.



Programação

Sexta-feira, dia 16 de outubro

Grupo Dança do Corpo - Colégio Marista Pio XII -  Espetáculo: O que se move...

Grupo Stella Dulce - Colégio Nossa Senhora do Amparo - Espetáculo: Um outro corpo

Grupo Street Family - Espetáculo: Sobre a Mesa

Sábado, dia 17 de outubro

Escola Maria Cecília Barbosa Leal - Espetáculo: Sentimentos que me levam...

Escola Ana Faustina - Espetáculo: Metáfora

Escola Oliveirosde Andrade - Espetáculo: Ritmos

Escola Severino Farias - Espetáculo: Monsieur Marie
Últimas Postagens

Visualizações de página

Facebook