Marcha contra o trabalho infantil no Centro do Recife

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) e o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe), realizam, nesta quinta-feira (8), da III Marcha Pernambuco contra o Trabalho Infantil. O ato acontece no Centro do Recife e marca a semana da criança. A concentração acontece na Praça Oswaldo Cruz.A expectativa da organização é reunir um grande número de pessoas, entre estudantes, usuários da assistência social, representantes de instituições e organizações de defesa dos direitos das crianças e adolescentes no Estado, chamando a atenção para essa grave violação de direitos que é o trabalho infantil.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) diz que o Brasil tem 3,2 milhões de crianças e adolescentes trabalhando. Desses, 500 mil têm idades entre 5 e 13 anos.Em Pernambuco, a taxa de trabalho infantil cresceu 20% de 2011 a 2013. Existem, ao todo, 146 mil crianças e adolescentes trabalhando. A taxa de ocupação no Estado, na faixa etária de 5 a 17 anos, passou de 5,7%, em 2011, para 7,3% em 2013.


O objetivo da marcha é conclamar a sociedade e órgãos de defesa de direitos a abrir os olhos para a causa do trabalho infantil em Pernambuco, pois muitas vezes esse tipo de trabalho se dá de forma silenciosa e naturalizada. Além da visibilidade ao tema, a mobilização busca chamar a atenção da sociedade acerca de sua responsabilidade no combate ao trabalho infantil.



ITINERÁRIO – Após sair da Praça Oswaldo Cruz, a caminhada segue pela Rua Osvaldo Cruz até a Avenida Conde da Boa Vista. Nesta via, o ato segue no sentido do bairro de Santo Antônio, passando pela Ponte Duarte Coelho e Avenida Guararapes. A caminhada encarra na Praça da Independência (Praça do Diário).



Últimas Postagens

Visualizações de página

Facebook