Governo do Estado comemora Mês do Idoso com ações de valorização

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Em comemoração ao Mês da Pessoa Idosa, o Governo do Estado dará mais um passo importante para garantir a valorização, promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa em Pernambuco, através de ações da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). A primeira atividade está marcada para a próxima quarta-feira (28), com a realização do Humanidade na Rua, no Parque da Jaqueira. A segunda, dia 29 (quinta-feira), será no Palácio do Campo das Princesas, onde o governador Paulo Câmara lança ações para o envelhecimento ativo.

O Humanidade na Rua é uma atividade integrada com grupos de idosos. São esperadas 500 pessoas. O momento possibilitará um encontro inédito entre moradores de 26 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) referenciadas pelo Projeto HumanIdade, coordenado pela Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais – SESS. Serão desenvolvidas atividades culturais, musicais, físicas, educacionais e saúde.

O Humanidade na Rua tem como objetivo articular e promover uma atividade integrada com os grupos de idosos das comunidades e os idosos residentes de ILPIs, por entender a necessidade e a importância de se romper as barreiras e os preconceitos relacionados às deficiências, ao envelhecimento, ao grupo étnico racial e à identidade de gênero. O secretário da SDSCJ, Isaltino Nascimento, participa da atividade.

A segunda ação acontece no Palácio do Campo das Princesas, na próxima quinta-feira (29). Na ocasião, governador Paulo Câmara assina o termo de adesão ao Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo, firmado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O objetivo é garantir a atuação integrada entre a União, Estados e o Distrito Federal, com ações coordenadas de forma intersetorial e federativas.

O governador Paulo Câmara também assina decreto para instituir o Grupo Estadual de Articulação e Monitoramento. O objetivo é monitorar e avaliar o cumprimento de metas e prioridades no Plano Estadual de Atenção Integral à Pessoa Idosa. Na ocasião ocorrerá ainda o lançamento de uma campanha que incentiva os contribuintes pernambucanos a doarem parte de seu Imposto de Renda devido ao Fundo Estadual dos Direitos do Idoso – FEDIPE.
Últimas Postagens

Visualizações de página

Facebook