Empresário mantém 'acervo secreto' de Chacrinha em Surubim

sábado, 24 de outubro de 2015

Um empresário em Surubim, no Agreste de Pernambuco - terra natal de José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha - mantém um "acervo secreto do Velho Guerreiro". João Batista de Souza Neto, de 60 anos, conta que recebeu de uma prima do artista fotos, roupas e cartolas que o comunicador usou em programas na televisão. As peças faziam parte do museu da família do apresentador desativado há mais de dez anos. O nascimento de Chacrinha no município pernambucano completa 98 anos nesta quarta (30).O "curador" explica que não revela o local onde o material está mantido porque "é uma grande responsabilidade guardar objetos de um personagem nacional; tudo que eu tenho guardado faz parte da história do Brasil". Segundo ele, nem a família dele nem a de Chacrinha desconfiam acerca do esconderijo do acervo. Ele disse que há cinco anos assinou um documento se responsabilizando pelo material e garante que não pagou nada pelos objetos.
João Batista conta que mantém em segredo os objetos pessoais de Chacrinha para que fiquem "longe dos olhos e das mãos de curiosos". O filho dele, Hibernon Neto, conta que também não sabe onde o pai deixa as peças. O empresário diz que o sigilo é para preservar o patrimônio e só vai mostrar as peças despois que escolher um local ideal para expor. O projeto dele é abrir uma galeria no Centro de Surubim e exibir o acervo para apreciação de visitantes.

As peças que estão com o empresário pertenciam a uma prima de Aberlado Barbosa. Ela mantinha um museu particular na cidade - que fechou há mais de dez anos - por falta de apoio, de acordo com familiares. Em "luto", a família pintou a fachada de preto. Desde então, as peças estão sob a responsabilidade do empresário. O único espaço para visitação na cidade que detém fotos de Chacrinha é o hotel de Souza Neto, com várias imagens do artista no hall. "Fiz isso para homenagear meu conterrâneo. Gosto de preservar a história", explica o empresário.

Fonte :G1
Últimas Postagens

Visualizações de página

Facebook