Semana Estadual da Pessoa com Deficiência com extensa programação

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência 2015 está com extensa programação na edição deste ano. O evento conta com ações de 22 a 30 de agosto e está sendo promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) A abertura acontece neste sábado com uma visitação guiada com acessibilidade ao Paço do Frevo, no Bairro do Recife, a partir das 14h. O tema da Semana, organizada pela Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESS) através da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), é “Transversalidade: o caminho para as políticas públicas inclusivas” e terá foco maior no fortalecimento de políticas públicas inclusivas, integrando os segmentos sociais para participarem de atividades realizadas por prefeituras, conselhos municipais e associações.


Durante a visitação ao Paço do Frevo, um grupo de trabalho composto por representantes da cultura e de espaços museais vai garantir mediação acessível em todos os espaços culturais, com atendimento inclusivo. Seminários e palestras promovidas pela equipe da SEAD em parceria com outras instituições governamentais estarão presentes todos os dias da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, abordando temáticas como: “Acessibilidade é um direitos de todos”, “O papel da família na construção da autonomia”, “A saúde da pessoa com deficiência”, “A importância da inclusão de estagiários com deficiência” e a “Importância do atendimento inclusivo”. Desta forma as ações visam sensibilizar a sociedade para o reconhecimento dos direitos da pessoa com deficiência. 



Ao todo, mais de 20 municípios estarão envolvidos em atividades, recebendo materiais educativos e orientações sobre respeito à pessoa com deficiência. As palestras e capacitações serão disponibilizadas pela SEAD a todo público interessado, e durante toda a semana  estará promovendo diferentes ações inclusivas no Estado. Fechando a programação, numa parceria com a Prefeitura do Recife, será realizado no dia 30 de agosto, o “Recife de Coração Inclusivo”, uma versão do “Recife Antigo de Coração” evento que acontece todos os últimos domingos de cada mês no Bairro do Recife. Na ocasião, o evento terá um olhar voltado para as pessoas com deficiência, promovendo apresentações culturais, tenda da inclusão, divulgação de serviços de acessibilidade e uma feira de livros acessíveis, que vai acontecer nas ruas do Recife Antigo, a partir das 14h, para fechar a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência 2015.
Últimas Postagens

Visualizações de página

Facebook