Greve de servidores atinge 80% das agências do INSS em PE, diz sindicato

sexta-feira, 10 de julho de 2015

A greve dos servidores ligados ao Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev-PE) começou nesta sexta-feira (10) e atinge o atendimento nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A paralisação é por tempo indeterminado.
De acordo com o sindicato, 80% das agências localizadas em Pernambuco pararam; 30% da categoria continua trabalhando, como determina a lei, para manter o serviço essencial -- que é, principalmente, a realização de perícias médicas. Na agência que fica na Avenida Mário Melo, bairro de Santo Amaro, área central do Recife, em média são atendidas 400 pessoas por dia. Hoje, esse número deve ficar em aproximadamente 100.

A orientação dos grevistas é que só compareçam às agências quem tiver atendimento agendado (o que é feito através do telefone 135). Em nota publicada no site do Ministério da Previdência, o INSS afirma que os beneficiários que não forem atendidos em função da greve terão seus compromissos reagendados -- veja íntegra da nota ao final da reportagem.
Desde terça-feira (07), os servidores em Pernambuco estavam atuando em regime de operação-padrão. O governo federal agendou uma nova rodada de negociação para o próximo dia 21, mas a categoria quer antecipar esse encontro.

No estado, são ligados ao Sindsprev-PE os servidores federais que trabalham na Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Hospital das Clínicas, que integra a Universidade Federal de Pernambuco. O atendimento nesses outros órgãos está mantido normalmente. A greve atinge as agências e as quatro gerências do INSS no estado -- no Recife e em Caruaru, Petrolina e Garanhuns.
De acordo com o sindicato, são 1,6 mil servidores em todo o estado. A média de atendimentos diários varia de acordo com o tamanho da cidade e das agências, indo de 50 a 200, por unidade. A maior parte dos atendimentos é na Região Metropolitana do Recife, onde são atendidas cerca de 180 pessoas por dia, em cada agência.

Fonte :G1
Últimas Postagens

Visualizações de página

Facebook