Secretaria de Saúde apoia campanha de doação de sangue

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) realiza em Surubim nos dias 30 e 31 de janeiro a primeira campanha de doação de sangue do ano. A coleta vai acontecer na Escola Lourenço Ramos, no Centro da cidade e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

A secretaria disponibiliza para a campanha, profissionais como Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem, além de alimentação.

Segundo o Hemope, a doação de sangue é importante em todas as épocas do ano, mas quando se aproximam festas como o Carnaval, é preciso reforçar o estoque porque a procura nos hospitais aumenta provocada pelo elevado número de acidentes.

Ainda de acordo com a instituição, para doar sangue é preciso ter entre 16 e 67 anos (para os menores de 18 anos é necessário consentimento formal do responsável legal a cada doação), ter acima de 50 kg, boa saúde, apresentar documento oficial de identificação (não vale crachá), não ter tido hepatite, malária ou doença de Chagas, não ter risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis como sífilis e AIDS, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação, comparecer ao local da doação já alimentado evitando alimentos gordurosos, obedecer o intervalo de doação (90 dias para homens e 120 dias para mulheres), não estar grávida ou amamentando, não estar fazendo uso de medicação controlada ou em tratamento médico.

Hoje, segundo o Ministério da Saúde, apenas 2% da população brasileira doa sangue
Últimas Postagens

Facebook

Visualizações de página