chuvas abaixo do esperado para o Sertão

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A previsão meteorológica para o setor Oeste de Pernambuco, que compreende mesorregiões do Sertão e Sertão do São Francisco, continua desanimadora. Parte dos modelos de previsão climática, divulgada nesta quarta-feira (30) pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), indica para o próximo trimestre, novembro e dezembro de 2013 e janeiro de 2014, possibilidade de chuvas abaixo da esperada para a região. Contudo, em outra parte há probabilidade de precipitação dentro da normal climatológica.

Allan Torres/Arquivo Folha

Previsão indica possibilidade de chuvas abaixo do esperado para o Sertão de Pernambuco
Por consenso dos meteorologistas participantes, as distribuições de probabilidades ficaram: na categoria abaixo da média esperada (40%), na categoria normal (35%) e na categoria acima da normal (25%). As previsões de temperaturas indicaram uma maior probabilidade de serem de normal a acima da média climatológica para todo o Estado de Pernambuco.

Na Reunião de Análise e Previsão Climática para o Brasil, foram analisadas as condições regionais da pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal, visando elaborar o prognóstico climático para o próximo trimestre.

Segundo o Itep, foram abordados o comportamento da atmosfera e dos oceanos nos três últimos meses e também as condições futuras para o trimestre dezembro de 2013, janeiro e fevereiro de 2014 (DJF2013). O aquecimento anômalo da região do Oceano Atlântico Norte tende a reduzir as chuvas no norte da Região Nordeste nesse período.
Fonte:Folha de Pe.
Últimas Postagens

Facebook

Visualizações de página